JIPS

Este usuário ainda não compartilhou nenhuma informação biográfica


Artigos por JIPS

PodCast #1

#1vocacao

É com grande alegria que começamos mais um projeto, o Podcast JIPS

No nosso Podcast de numero 1 teremos (Sem. Harlows, Taka, Adelia) o Sem.David Bai como primeiro convidado para falar sobre o tema: Vocação!

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Para fazer Download (25MB)

Duração: 00:28:04

Comentem esse post para saber o que vocês acharam, e podem dar sugestões também, para melhoria do Programa.

Estudo 9

Salmo 96

1 Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR, todas as terras.  2 Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia.  3 Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas.  4 Porque grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, temível mais que todos os deuses.  5 Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos; o SENHOR, porém, fez os céus.  6Glória e majestade estão diante dele, força e formosura, no seu santuário.  7 Tributai ao SENHOR, ó famílias dos povos, tributai ao SENHOR glória e força.  8 Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios.  9 Adorai o SENHOR na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras.  10 Dizei entre as nações: Reina o SENHOR. Ele firmou o mundo para que não se abale e julga os povos com eqüidade.  11 Alegrem-se os céus, e a terra exulte; ruja o mar e a sua plenitude.  12 Folgue o campo e tudo o que nele há; regozijem-se todas as árvores do bosque,  13 na presença do SENHOR, porque vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, consoante a sua fidelidade.

01. Qual a relação do versículo 10 com os seguintes textos Salmo 93.1, 95.3, 97.1, 99.1,4? Por que a verdade declarada por estes versos é importante para o Salmo 96?

02. Que verbos podemos destacar do verso 1 a 3? O que podemos aprender dos mesmos?

03. O que os versos 4-6 explicam? Que relação tem estes versos com os anteriores?

04. Que verbos podemos destacar do verso 7-9? A quem eles se dirigem? Baseados nos versos de 1 a 3 responda: como isso é possível?

05. A que a natureza é chamada nos versos 11 a 13? Qual a razão apresentada para isto?

Para reflexão:

O que este Salmo nos ensina sobre a pessoa de Deus?

O que este Salmo ensina sobre o homem?

O que este Salmo ensina sobre a natureza (Veja o texto de Rm 8.18-25)?

Memorizando:

Escolha um verso deste Salmo e memorize-o

Estudo 8

“Enchei-vos do Espírito”

Ao escrever sobre a plenitude do Espírito, em seu livro Razão da Esperança, o Rev. Leandro diz: “A plenitude do Espírito Santo é a vida idealizada por Deus para todos os crentes; ela é o segredo do sucesso espiritual e a garantia da vida de santidade. Quando Deus criou o homem à sua imagem, idealizou um relacionamento íntimo com ele. Esse relacionamento se quebrou por causa do pecado, mas em Jesus Cristo o homem é restaurado ao relacionamento pessoal com Deus, no nível mais elevado que poderia existir: passa a ser habitação do Espírito de Deus. Assim, o homem pode desfrutar do maior benefício que poderia ser imaginado. E, é só dessa maneira que o homem pode se sentir plenamente realizado e feliz. Sem essa plenitude, embora convertidos, podemos ser bem pouco diferentes da maioria dos homens que vivem nesse mundo. A plenitude nos torna pessoas verdadeiramente diferentes”.

01. O que o texto de Efésios 5.18 manda buscar? Quem e quando se deve buscar?

02. Podemos afirmar que o serviço cristão é precedido pelo enchimento do Espírito (Lc 1.15-17; At 4.31-32; 6.3-5; 7.55; 9.17,20)?

03. Qual a grande evidência do enchimento do Espírito Santo (Mt 7.18-20; Gl 5.22-24)?

04. A que somos chamados fim de mantermos a plenitude do Espírito (Gl 5.16,25)? O que isto significa e por que devemos almejar?

05. No contexto de “não entristecer o Espírito”, Paulo apresenta tipos de pecados. Quais são (Ef 4.25-31)?

06. Paulo disse para não nos embriagarmos com vinho, mas encher do Espírito. Em seguida ele menciona algumas conseqüências desse enchimento. Quais foram (Ef 5.19-21)?

Para pensar:

O que entendo por plenitude do Espírito? Quanto tenho experimentado dessa plenitude?

Devocional – Sexta 4/12/09

Romanos 6.1-4

15 E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!
16 Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?
17 Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;
18 e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.
20 Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos {isentos; isto é, no original, forros} em relação à justiça.
21 Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte.
22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;
23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Almeida Revista e Atualizada

Bíblia Online – http://www.bibliaonline.com.br/ra

Devocional – Quinta 3/12/09

Filipenses 2.1-4

1 ¶ Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias,
2 completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.
3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.

Almeida Revista e Atualizada

Bíblia Online – http://www.bibliaonline.com.br/ra

Devocional – Quarta 2/12/09

2Corintios 13.8-13

8 ¶ O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;
9 porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.
10 Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
12 Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

Almeida Revista e Atualizada

Bíblia Online – http://www.bibliaonline.com.br/ra

Estudo 7

“Serviço cristão”

“Pois nem mesmo o filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10.45)

O nosso mundo emprega vários critérios para avaliar a grandeza de alguém. É grande quem exerce muito poder sobre os semelhantes; quem ocupa alta posição social; quem dirige uma grande empresa; quem conseguiu reunir riquezas e posses; quem realizou uma façanha muito difícil; quem goza de grande popularidade junto ao público…

De modo geral as pessoas tendem a achar que “ser grande” significa poder controlar muitas pessoas ou recursos. Mas Jesus aperta o botão “DELIGA” dessa idéia: “Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos” (Mc 10.43,44).

1. Transcreva o texto de 1Pedro 4.10.

2. Qual o exemplo dado por Cristo em João 13.12-17 e o que devemos seguir?

3. Que atitude Paulo descreve que Cristo teve em Filipenses 2.5-11 e o que devemos seguir?

4. O que os versículos seguintes nos ensinam sobre o serviço a Deus (Dt 10.12; Sl 2.11; 100.2; 1Co 15.58; Hb 12.28)?

5. O que podemos aprender sobre o dever de servir aos homens em Mc 10.43,44; Lc 10.36,37; Jo 13.14; 21.16; Gl 6.2,10 Mt 10.42 e At 20.18,19?

6. Leia Mt 20.28, Lc 22.27, Jo 13.13-14 e responda: de que maneira você como servo descreve o seu serviço a Deus e ao próximo? Você concorda que o servo que não serve, não serve para ser servo?

Revista – Segredos da comunhão cristã;
Bíblia Vida Nova.

Devocional – Terça 1º/12/09

1Coríntios 13.4-7

4 ¶ O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Almeida Revista e Atualizada

Bíblia Online – http://www.bibliaonline.com.br/ra

Evento em São Paulo lança A bacia das almas, de Paulo Brabo

Este livro é uma coletânea de textos do autor sobre fé, religiosidade e assuntos da atualidade

Acontece no dia 9 de dezembro o lançamento oficial de A bacia das almas, em evento que será realizado em São Paulo.

Antes de dar início à noite de autógrafos com o autor Paulo Brabo, será promovido um debate a respeito dos tópicos apontados por ele em sua obra, entre estes a religiosidade em oposição à vivência verdadeira da fé e o ativismo exacerbado que as igrejas vivem hoje.

Para o debate, já estão confirmadas as presenças dos pastores Lourenço Stelio Rega e Ed René Kivitz, que será o moderador. Além deles, fará parte da mesa redonda Jung Mo Sung, Coordenador do programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.

A bacia das almas – Confissões de um ex-dependente de igreja, é uma coletânea de artigos e documentos publicados por Paulo Brabo em seu site, ao longo de cinco anos. Os textos refletem as angústias e as reflexões do próprio autor sobre diversos temas: igreja, espiritualidade, cultura, literatura, sociedade, cinema, entre outros aspectos que formam o ser humano.

O evento acontece no dia 9 de dezembro, às 19h30, na Livraria Cultura do Shopping Market Place, zona sul da capital paulista. O endereço é Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 – Vila Cordeiro e a entrada é franca.

 

Conheça mais sobre Paulo Brabo e A bacia das almas.

Estudo 6

“Exercício sobre comunhão”

A igreja é a família de Deus. E a essência da família é o relacionamento entre os irmãos. É por isso que o salmista exclama: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos” (Sl 133.1). Viver unido é viver em comunhão com o Pai e com os irmãos.

Lowell Bailey resume: “comunhão tem haver com aquela relação pessoal que os cristãos gozam com Deus e uns com os outros, em virtude de serem unidos a Jesus Cristo. Quem estabeleceu esta relação foi o Espírito Santo, que habita em todo cristão, unindo-o a Cristo e a todos os que são de Cristo”

DEVOCIONAIS TEXTOS LIÇÕES
DOMINGO Rm 12.10; 15.7; 1Co 12.25

 

SEGUNDA Ef 5.21-22; Gl 5.26; Rm 14.13

 

TERÇA Tg 4.11; Gl 5.15; Gl 5.26

 

QUARTA Cl 3.9; Tg 5.16

 

QUINTA Tg 5.15; 1Ts 5.11

 

SEXTA At 13.15; 1Ts 5.12

 

SÁBADO 1Pe 4.10; Tg 5.16

 

 

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes