No Sábado (19/09/09) aconteceu o 2˚ Workshop do ministério de Comunicação falando sobre Arte.

O evento reuniu cerca de 15 pessoas, palestras e debates. Foi muito bom!

Clicando na figura ou copiando o link a baixo você consegue fazer o download dos slides da Palestra.

flyer_wkshop

http://rapidshare.com/files/283547310/arte_aula.pdf.html

Quando abrir o site, clique em free user e espere a contagem para fazer o download, bem simples!

qualquer duvida, mande uma mensagem!

Um Breve resumo do Workshop: O que é Arte?

por -Tomas Kim-

O workshop foi palestrado pelo Samuel, a fim de nos trazer um breve conhecimento, ou até mesmo uma introdução pra uma aposteriori estudo da arte.

Foi inciado com um Quadro de Miró, seguido então do representante dadaísta de Marcel Duchamp.  ( aproveitando e pedindo desculpas pra quem não pode ver pois não tenho o arquivo em si).Ao ver quadros simples e exposições de cunhos tão simplificados, foi indagado: Por que coisas tão simples viraram arte? a resposta se encontrava no fato da arte ser considerada uma expressão do interior, no caso do artista.

A história da arte então, foi posta de forma simples e em linha de tempo. Simplifiando temos: a pintura rupestre na pré-história, artes românicas e góticas( considerada por muitos um divisor de águas,por logo em seguida nascer [ou renascer] a arte do renascimento ) na Idade Média, a arte moderna e contemporânea.

Podemos deduzir cada “era” da arte em dois grandes “fluxos”, o Dionisíaco e o Apolíneo, representado o lado mais selvagem, sensual, e o lado mais racional e simétrico, respectivamente.Esses fluxos vão intercalando as eras da arte, nos levando a crer em uma teoria denominada a Teoria do Pêndulo.
Foi sintetizada também a DIAGRAMAÇÃO, técnica no qual se estuda onde e como devemos colocar itens interessantes a fim de chamar a atenção do então, público-alvo ( a leitura se faz na diagonal, do lado superior na esquerda, para o inferior, na direita ).

Chegamos então ao ponto alto do Workshop, um estudo com as CORES.

Iniciado com o estudo as cores básicas, vimos a combinação destas pra se obter um maior rendimento visual e conforto.

As cores primárias ( básicas ) são divididas em dois grandes grupos, o RGB ( Red, Green, Blue ) e o CMYK ( Cyan, Magenta, Yellow, blacK ), esses dois grupos são assim divididos pela sua utilização e capacidade, enquanto que o RGB domina a área onde se usa luz para emitir cores, opostamente, o CMYK se serve da área com pigmentos.

Juntando esses dois grupos obtivemos um hexágono ( que sinceramente não sei como reproduzir aqui ). mas aí vai.

Dividindo em duas partes ( esquerda e direita ) temos então uma nova classificação: Cores Frias e Quentes

À oposição de cores ( M-G, B-Y , etc ) se denominou complementaridade de cores,cabendo então ao usuário determinar a combinação como lhe bem aprover.

Bom, resumindo foi isso! foi muito bom, mais uma vez agradecendo ao Samuel pelo tempo gasto e ao ministério!