“ O menor virá a ser mil, e o mínimo uma nação forte; eu, o SENHOR, ao seu tempo o farei prontamente. ” (Isaías 60:22)

As obras para o Senhor começam, com frequência, em pequena escala, e não são menos importantes por causa disso. A debilidade educa a fé, aproxima-se a Deus,  e ganha glória para Seu nome. Uma promessa de crescimento é o prêmio. O grão de mostrada é a mais pequena de todas as sementes – no entanto, converte-se em uma hortaliça e se faz  grande árvore, com ramos que abrigam as aves do céus. Podemos começar com um, ainda que seja ”O menor”, porem, “ virá a ser mil.” O Senhor é grandioso com a calculadora de multiplicar. Qual frequente disse Deus a Seu solitário servo: “Te multiplicarei”. Confiem no Senhor, mesmo que sejam só um ou dois; pois Ele estará em meio de vós se estais congregados em Teu nome.
“O menor.” O  que pode ser mais desprezível aos olhos daqueles  que contam cabeças e pesam forças? Porem, esse é o núcleo de uma grande nação. Somente uma estrela brilha, inicialmente, ao iniciar da tarde – mas logo o céu é coberto de enumeráveis luzes.
Tampouco devemos pensar que a perspectiva de crescimento seja remota, pois a promessa é ”  eu, o SENHOR, ao seu tempo o farei prontamente ” Não haverá uma  pressa prematura, como essa que se pode ver em reuniões agitadas - tudo será a seu devido tempo –  no entanto, não existirá demora alguma. Quando o Senhor se apressa, Sua velocidade é gloriosa!

Charles H. Spurgeon